O dia 24/01(sexta) é mais uma daqueles dias que podemos chamar de especiais para nossa Ponta Grossa e toda região dos Campos Gerais! Neste dia , precisamente às 11:14 da manhã , no auditório da Santa Casa, foi assinado pela prefeita Elizabeth e demais autoridades , a ordem de liberação de 9,7 milhões de reais para que o Ambulatório Oncológico que vai funcionar nas dependências do antigo Hospital Evangélico (vale ressaltar a importante contribuição da Família Scheffer , proprietária do imóvel para concretização deste projeto ) e que vai mais do que dobrar os atendimentos da Santa Casa que ficará responsável pelos quase 2.400 ciclos de quimioterapia e 3.400 consultas mensais com 42 pontos de quimioterapia. Vale um destaque do trabalho fantástico que os provedores desta instituição centenária realiza pela nossa cidade!
Histórico
Quando deputado estadual, entre 2015 a 2018, os tratamentos oncológicos em nossa região era uma de minhas prioridades, e assim conseguimos colocar esta pauta tão fundamental nas discussões técnicas e políticas na Assembleia e junto à secretaria de saúde que na época tinha como secretário o amigo e deputado Michele Caputo. inclusive vale salientar que realizamos um abaixo assinado onde coletamos precisamente 32.726 assinaturas em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e até com o Exercito e que entregamos a então governadora Cida Borghetti que liberou 8 milhões de reais em um evento realizado no Hotel Vila Velha em julho de 2018. Está liberação ficou um tempo “congelada” por conta da pandemia da COVID19 onde a maioria dos recursos para a saúde foram direcionadas para os aumento de leitos nos hospitais de todo o estado. Em meados de 2022 o então deputado Plauto “resgatou” com sua influência e competência uma grande verba.Pois bem.. após os pedidos insistentes e persistentes de nossa prefeita Elizabeth , somado aos apoios dos deputados da base do governador (Marcelo Rangel e Sandro Alex) , o secretário de saúde do estado , Beto Preto (e é claro, do governador Ratinho) enfim , assinaram a liberação deste importante ambulatório. Em resumo.. a insistência de quase uma década de nossos representantes políticos, independente de suas diferenças, foi fundamental para esta conquista o que demonstra que a frase “União de Forças, Divisão de Tarefas” nunca fez tanto sentido como agora!
Próximos passos
Daqui um ano teremos a inauguração deste importante ambulatório, mas desde já devemos iniciar as tratativas para que possa se transformar em um Hospital do Cancer, inclusive com a farmacologia oncológica e futuramente os tratamentos de Oncologia Pediátrica pois afinal de contas são centenas de crianças que ainda precisam se deslocar para Curitiba para fazer seus tratamentos no Hospital Erasto Gaertner e no Pequeno Príncipe que fazem um trabalho fantástico mas que se estes tratamentos fossem em nossa cidade seria melhor.
Enfim, fiz aqui um breve relato desta grande conquista e fica a “moral da historia”: Sozinhos somos fortes mas unidos somos imbatíveis e que a busca de novos projetos para Ponta Grossa seja pautada na união de nossa sociedade civil organizado e de nossas representantes que podem se unir por mais e mais conquistas para nossa gente! E Vamos em Frente!
https://arede.info/ponta-grossa/220676/pauliki-garante-recursos-para-o-instituto-do-cancer?_=amp
https://arede.info/ponta-grossa/242780/pauliki-vistoria-obras-da-1-fase-do-instituto-do-cancer?_=amp